27.02.10 (6º Encontro)

Estavam presentes: Juliana, Renata Pereira, Natália e Luana, colega de faculdade de Natália. A conversa iniciou-se com a realização das apresentações, já que era a primeira vez que Luana comparecia ao grupo. Ela disse que se interessou em conhecer o trabalho, pois depois que conheceu Natalia passou a se interessar pelo tema dos transtornos alimentares; já foi com a amiga a outras instituições, como Hospitais Dia, e estas experiências estão contribuindo para aumentar seu interesse em se aprofundar mais nas questões relativas ao tema.

 

No encontro anterior ficou combinado que as pessoas escrevessem um texto falando de suas motivações para participar do grupo, bem como, sobre como o vêem e o que esperam dele. Foram lidos os textos de Juliana e Renata. Nati disse que sentiu um pouco de dificuldade em escrever, pois tinha muitas idéias, mas não sabia ao certo como defini-las mais concretamente. Esta dificuldade também estava presente nos textos de Juliana e Renata, então, discutiu-se um pouco a respeito do fato de que todas possuíam, dentro de si, idéìas e expectativas, mas ainda faltava algo que permitisse que as idéias e objetivos ficassem mais claros. O que seria?. Esta é uma das questões que serão abordadas nos próximos encontros.

 

Esta discussão levou-as a pensar sobre novas maneiras de divulgar o trabalho e atrair mais pessoas. Pensou-se em fazer um pôster de divulgação do grupo para expor em um congresso de psicologia, bem como, divulgar através do site do grupo e outros veículos da internet o “Dia de Amar o Seu Corpo”. Ficou combinado que trabalhariam nesse sentido.

 

Discutiu-se também, a respeito do nome do grupo: será que a dificuldade de encontrá-lo tem a ver com a dificuldade de colocar mais concretamente os objetivos do grupo?. Passou-se a pensar, então, nos pontos em que todas concordavam: o grupo era um local de encontro, de acolhimento, de busca de informações, de ajuda. Portanto, houve um consenso de que, ao menos por enquanto, o nome “Encontros de Sábado à Tarde” era representativo, pois a palavra “encontro” não remete apenas a encontros físicos entre pessoas, pois elas podem “se encontrar” de várias maneiras e em vários sentidos.

 

Nati fez um Blog para divulgar o grupo e Renata Rossi propôs um modelo de site. Acabou-se optando pelo site, devido às facilidades de operação que ele possui. Assim, conversou-se sobre o que já havia no site e combinaram trabalhar para atualizá-lo  à medida que coisas novas fossem surgindo. Concordaram, também, que ele já podia começar a ser divulgado, apesar dos aspectos faltantes, pois outras pessoas poderiam se interessar em contribuir e construir o grupo junto conosco.

 

O encontro foi finalizado com o acerto da data do encontro seguinte, e ficou acertado que caso o filme “Alice no País das Maravilhas” já estivesse em cartaz, o próximo encontro ocorreria em um cinema e, depois da sessão, ocorreria uma discussão do filme. A idéia também será divulgada e é mais um recurso na tentativa de atrair pessoas, que tanto poderiam ir somente para ver o filme, como só para participar da discussão, ou ambas as opções.

 

O grupo já deu certo, porque, como diz Nati, nele as idéias não estão se perdendo, mas crescendo aos poucos, e só isso já possui um grande significado.

 

Renata Pereira

 

ANTERIOR          PRÓXIMO        VOLTAR AO MENU