SOBRE NÓS

 

ACESSE:

Portfólio RISSCA (Rede de Incentivo à Saúde e a Satisfação Corporal e Alimentar)

Grupo Sinto Muito

Blog do Dia de Amar Seu Corpo

---
 
 
Coordenação
 
Daniela Araújo (06/05/1977), é antropóloga e cientista social e desde 2001 trabalha com a temática dos transtornos alimentares. Em 2004 tornou-se Mestre em Antropologia Social pela Unicamp com uma dissertação baseada na pesquisa que desenvolveu junto a comunidades e grupos virtuais brasileiros sobre o tema. Atualmente está na fase final de sua pesquisa de doutoramento em Ciências Sociais, baseada em histórias de vida de pessoas que enfrentaram os transtornos alimentares. Como parte desta pesquisa, realizou um estágio de seis meses na Nova Zelândia em 2009 sob a supervisão de David Epston e Helen Gremillion, estabelecendo contato com as atividades da organização comunitária sem fins lucrativos EDEN (Eating Difficulties Education Network). Desde 2006 integra a equipe multidisciplinar responsável pela idealização, implantação e manutenção do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Unicamp. Em 2008 iniciou a formação em Terapia da Família e da Comunidade no Instituto de Terapia da Família e da Comunidade de Campinas (ITFCCamp), onde passou a atender, em 2010, na Clínica de Responsabilidade Social (CResSo). Lutou por muito tempo contra o próprio corpo, conviveu e enfrentou a bulimia entre os treze e vinte e um anos de idade e hoje se considera plenamente recuperada. É membro do Grupo Sinto Muito desde 2002, onde foi se descobrindo ativista no combate aos transtornos alimentares. 

 
Articulação
 

Juliana Medeiros (05/07/1977), é psicóloga desde 1999 e atua em consultório particular no atendimento a adolescentes e adultos. Foi psicóloga voluntária no AMBULIM (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP) entre os anos de 2001 e 2004. Possui especialização em Terapia Cognitiva pelo Núcleo de Terapia Cognitiva de São Paulo. Em 2009 concluiu pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. É membro do Grupo Sinto Muito desde 2002 e uma das fundadoras do grupo Encontros de Sábado À Tarde; em ambos os grupos procura conhecer e questionar temas voltados às questões dos transtornos alimentares bem como os padrões de beleza da sociedade atual.



Maira Begalli (19/05/1985), há 8 anos desenvolve pesquisas e diálogos sobre modificações corporais por meio do Grupo Sinto Muito. Foi diagnosticada com anorexia nervosa em 1998, aos 14 anos. Entre melhoras e recaídas seguiu pesquisando sobre tratamentos para transtornos alimentares. Graduada em Gestão Ambiental pela Centro Universitário SENAC (Faculdade de Educação Ambiental), cursou Comunicação Social com habilitação em jornalismo na FIAAM/FAAM. Possui especialização em Comunicação Jornalística pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP) com ênfase em novos formatos de comunicação para jovens, na condição pós-moderna e na Iconofagia (2007). Tem experiência na área de Arquitetura da Informação e Direção de Arte em projetos multimídias de Cultura Livre e Meio Ambiente.


Natalia Bonfim (18/11/1985), é membro do Grupo Sinto Muito desde 2002. Foi diagnosticada com anorexia nervosa aos 15 anos, em 2001, e, desde então, submeteu-se a diversos tratamentos. Viu no Grupo Sinto Muito um espaço onde pôde falar sobre suas preocupações, fazer amizades, conhecer pessoas com histórias semelhantes e ver, na oportunidade de encontrá-las, uma forma de estabeler novos vínculos afetivos. Em 2009, após 3 meses e meio de internação na Enfermaria de Distúrbios do Comportamento Alimentar do Instituto de Psiquiatria da USP, já física e emocionalmente estável, iniciou faculdade de Psicologia na FMU. É uma das fundadoras do grupo Encontros de Sábado À Tarde. Em março de 2010 publicou o livro "Patativas" pela Editora Cidadela. Atualmente é uma das moderadoras do Grupo Sinto Muito.


Colaboração

Déa Paulino (02/05/1980), é bailarina, arte-educadora e "escrevedora". Como bailarina atuou em programas da SPSul TV, de 1989 a 1994, e no SBT, de 1995 a 2001. Coreografou, entre outros, o espetáculo infantil "E Viva Carmen Miranda!". Depois de ingressar na faculdade de Educação Física ministrou aulas de dança em escolas, academias e no SPA Itaville. Atuou como recreacionista voluntária em eventos promovidos pelo Rotary Club de Itapetininga. Publicou textos em antologias das quais participaram outros novos autores e também nos sites "Opinião e Informação" e "Plume Magazine". Teve transtorno alimentar dos 14 aos 25 anos. É colaboradora do Mutirão da Gambiarra e dedica-se às aulas de dança e pesquisas das quais resultarão um espetáculo. É uma das autoras do artigo "Mulheres que Desaparecem" e organiza seu primeiro livro de contos.


Fernanda do Valle (17/03/1974), é turismóloga formada pela Puccamp em 1996. Escreveu o Livro "Eu, ele e a enfermeira... na luta contra a anorexia", lançado em dezembro de 2009 pela Editora Clio, do grupo Laselva Books. O livro escrito em formato de depoimento expõe as dificuldades da aceitação, as fases da doença, a necessidade do apoio familiar e a recuperação de Fernanda do Valle, que aos 30 anos recebeu um diagnóstico de anorexia nervosa. Aceitou se cuidar e tratar desse transtorno alimentar que a acompanhava desde os 12 anos.
 
 
Luciana Caraça (21/10/1982), é membro do grupo Sinto Muito desde 2002. Foi diagnosticada com anorexia aos 18 anos e durante o tratamento teve episódios de bulimia, o que a levou a buscar uma ajuda mais efetiva e a encontrar o Sinto Muito. Atualmente, tendo superado os transtornos alimentares, busca estudar sobre a relação ser humano/alimento e corpo/autoestima. Após passar por diversas áreas profissionais como Webdesign, Publicidade e Aviação Comercial, está fazendo sua segunda faculdade, que é de Engenharia Química na Poli-USP. Pretende se especializar na produção de alimentos e assim poder contribuir, partindo do lado da indústria, para uma relação mais saudável entre pessoas e alimentos.
 

Renata Pereira da Silva (19/05/1984), é psicóloga desde 2009. Atua em consultório particular, realizando atendimentos individuais e em grupo a adolescentes e adultos. Associada ao Grupo Sinto Muito e participante do grupo Encontros de Sábado À Tarde desde 2009, ingressou nestes com o objetivo de conhecer mais sobre os transtornos alimentares e discutir a respeito das questões que os envolvem. Cursa aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental no Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

 
Renata Rossi (02/04/1985), é psicóloga desde 2008. Atua como psicóloga clínica de adolescentes e adultos realizando atendimentos individuais e grupais em consultório particular. Em 2009 se associou ao Grupo Sinto Muito e passou a participar do grupo Encontros de Sábado À Tarde com o objetivo de desenvolver conhecimento a respeito dos transtornos alimentares. Possui interesse em informática, embora não tenha formação técnica na área, tendo contribuído na criação do site dos Encontros. Cursa aprimoramento em Terapia Cognitivo- Comportamental em Saúde Mental no Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Contato

Contate-nos: